Manifesto

O debate público em Portugal funciona em circuito fechado. Nos espaços nobres onde tradicionalmente ocorre, como a televisão, a rádio e os jornais, os comentadores residentes, frequentemente políticos e jornalistas com mais de 50 anos, falam do que sabem e do que não sabem.

O confronto de posições distintas esgota-se, com frequência, na oposição entre comentadores de partidos ou clubes distintos, com posições conhecidas, previsíveis e por vezes pouco informadas.

Mas Portugal tem gerações qualificadíssimas nos mais variados sectores. E o debate de ideias não se esgota, não se pode esgotar, no choque entre políticos de cores diferentes.

No entanto, estes jovens qualificados são convidados poucas vezes e sobretudo para debater na qualidade de jovens, nunca na qualidade de especialistas, de participantes, de interessados.

A comunicação social dá poucas oportunidades a caras novas: a desculpa é de que não as conhece nem sabe onde elas estão. Os Global Shapers decidiram acabar com estas desculpas através do Projeto 100 Oportunidades.

A nossa missão simples: deixar um desafio público aos donos do microfone.

São 100 jovens com credenciais e experiência sobre os mais variados tópicos, e com disponibilidade para falar sobre eles.

100 jovens escolhidos pelo seu percurso, recomendados por especialistas nas suas áreas, independentemente das suas afiliações ou ideologias, com um foco absoluto na sua capacidade de acrescentar conteúdo e conhecimento, de enriquecer o espaço público.

100 jovens de todos os contextos, mulheres e homens, funcionários públicos e empreendedores, artistas e cientistas, imigrantes e emigrantes.

100 Oportunidades para renovar o debate público em Portugal, para ouvirmos vozes novas, ideias frescas, experiências diferentes.

100 Oportunidades para acabar com as desculpas.


Equipa responsável

100 Oportunidades é um projeto dos Global Shapers de Lisboa.

Contactar a equipa 100 Oportunidades